quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Receita do Mês : Frango assado com estragão Casa de Penalva



INGREDIENTES:


·         azeite
·        quatro peitinhos de frango
·        uma embalagem de presunto em fatias
·        2 cebolas
·        3 cenouras
·        1 caldo de galinha
·        1 colher de sopa de estragão Casa de Penalva





Pré-aqueça o forno a 200 graus durante cerca de 10 minutos.

Comece por untar os peitinhos de frango com azeite. Leve o frango ao forno durante cerca de 30 minutos. Enquanto o frango assa, corte as cebolas em rodelas, descasque as cenouras e corte-as, igualmente em pequenas rodelas. Coloque uma chávena de água a ferver e dissolva o caldo de frango na mesma. 

Depois de passados os 30 minutos, retire o tabuleiro do forno e envolva cada peito de frango com uma fatia de presunto. De seguida disponha as cebolas e as cenouras junto do frango. Regue tudo com o caldo e polvilhe com uma colher de sopa de estragão. Volte as colocar o tabuleiro no forno por mais 30 minutos.

No final prove e retifique os temperos, salpicando todo o cozinhado com mais um pouco de estragão. 

Delicie-se com um sabor diferente e caseiro Casa de Penalva.

Depois de experimentar, dê-nos a sua opinião!





               

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Estragão como Planta Medicinal.



#mezinhasdatia #atrisavónatividade #plantasaromticas

Remédio Caseiro:
 
Na época dos nossos trisavôs, o chá de estragão era largamente prescrito para amenizar as dores menstruais de jovens senhoras.

Na América Central, as comunidades índias utilizavam as plantas de estragão na lavagem de ferimentos tanto humanos como animais.

Também conhecida como erva-dragão, esta herbácea é a base de vários produtos para o cabelo e sua fortificação.


Estragão, Planta do Mês.

#CasaDePenalva #VidaDeQuinta #aromaticas



O estragão é um tempero típico da cozinha francesa. Com um sabor adocicado e levemente picante, é utilizado em diferentes tipos de cozinhados. Tanto pode ser usado na preparação de pickles, como de vinagres e vinagretes. É ideal para pratos de frango, guisados de peixe, combinando também, com pratos de ovos. Esta herbácea é um condimento muito adequado ao tempero de saladas e no preparo de molhos de mostarda, sendo a base do clássico e renomado molho béarnaise.
Prepare-se para descobrir novos sabores com o estragão Casa de Penalva!




Estragão, Planta do Mês

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A CASA DE PENALVA AO LONGO DOS TEMPOS



#vidadequinta

         A Casa de Penalva está ligada ao nome da Família Azeredo desde 1614. Entre os séculos XVII e XX apostou forte na produção de milho e gado, tendo obtido inúmeros prémios e distinções na área. Contudo, durante o século XX, a família Azeredo começa a dedicar-se à produção de vinho do Porto, numa outra propriedade em Mesão Frio, passando a Casa de Penalva a ser utilizada apenas como casa de Família.
                É em 2006 que a vida agrícola renasce novamente na Casa de Penalva. Pelas mãos do jovem empresário e herdeiro Carlos Nuno Azeredo. Desenvolve-se um novo projecto dedicado ao cultivo de plantas aromáticas e medicinais. Esta ideia surge a partir das tradições familiares, desde cedo observadas e apreciadas por Nuno Azeredo.
A avó do jovem empresário, fazia-se sempre acompanhar por uma folha de limonete estrategicamente colocada na sua lapela. Desde muito cedo, Nuno foi familiarizado com os cheiros e sabores dos condimentos utilizados na culinária familiar. Os arbustos de limonete, a erva-cidreira, o loureiro e o rosmaninho, sempre decoraram os jardins da Casa de Penalva, enfatizando os aromas degustados à sua mesa.
         A vida na Casa de Penalva parece ter parado no tempo. Os seus habitantes podem dar-se ao luxo de não ter pressa, apreciando os pequenos prazeres do dia-a-dia. Há tempo para saborear o chá de perpétua-roxa, servido junto à lareira, na companhia do velho Zais, que ladra a todas as sombras que dele se aproximam. É esta tranquilidade e o sabor a uma paz hoje em dia quase extinta, que podemos provar através das plantas e condimentos Casa de Penalva.